Ouça mais e fale menos

Cachorro ouvindo no telefone sem fioHá uma ótima leitura bíblica que diz: “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se (Tg 1.19)”.

Esta leitura nos mostra o que mais nos falta hoje em dia, nos tempos modernos, onde reagir rapidamente, sem analisar muitas vezes a situação é moda.

Estamos sempre prontos para falar muito e pouco ouvimos e com isso acabamos deixando nos levar por conclusões precipitadas e errôneas.

Além disso, deixamos muitas vezes de aprender algo novo, pois o aprendizado se faz através do fato de ouvir e captar informações de outras pessoas, ou seja, OUVIR.

Faça o seguinte exercício durante algum tempo, ouça mais os sons do dia a dia, como: o barulho da chuva, o vento, as águas dos rios, sabiamente desviando de seus obstáculos.

Pois há um ditado antigo, que também se encontra na bíblia: “Até o insensato passará por sábio se ficar quieto e se contiver a língua, parecerá que tem discernimento (Pv 17.28)”.

Não é necessário muito para escutar, basta apenas vontade de absorver informações. Tente e você perceberá que muitas vezes ouvir pode ser muito bom e você poderá estar ajudando outra pessoa a desabafar e melhorar seu estado emocional.

Caro leitor, você procura ouvir atentamente o que outras pessoas tem a lhe dizer?




coded by nessus

Autor: Matheus

Criador do blog Informática Inteligente (http://www.informaticainteligente.com.br/), gosta de escrever sobre diversos assuntos. Além do Informática Inteligente possui mais alguns blogs pela internet com informações úteis e relevantes.