Leite em pó

Leite em póO leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite, que desidratado, tem sua longevidade estendida. O leite em pó é feito a partir da secagem do leite comum. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-na evaporar num processo lento, que não estraga as proteínas do produto.

Primeiro o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 ºC, porque o líquido não pode ser fervido. Nessa etapa evapora até 50% da água e o leite fica pastoso. O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180 ºC. Um rápido contato é o suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco.

Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.

Este leite em pó pode apresentar-se com diferente teores de gordura, conforme o leite utilizado tenha a gordura natural.

De qualquer forma a proteína do leite em pó é a mesma que no leite líquido com valores próximos de 30 – 35%, o que faz um alimento extremamente interessante.

1 Kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6-7 litros de leite recombinado.




coded by nessus

Autor: Matheus

Criador do blog Informática Inteligente (http://www.informaticainteligente.com.br/), gosta de escrever sobre diversos assuntos. Além do Informática Inteligente possui mais alguns blogs pela internet com informações úteis e relevantes.